Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma Questão Importante no Debate

Segunda-feira, 05.05.25

images (1).jpeg

Uma questão pertinente e importante (canal Miguel Macedo o segundo) 

https://youtu.be/yf6-dELWV88?si=sljX3UwjQFIn1CeW

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por O apartidário às 20:18


8 comentários

De O apartidário a 06.05.2025 às 14:25

Mais de 170 mil imigrantes em risco de expulsão por falta de pagamento de taxas.
A situação mais imediata envolve a notificação de mais de 4500 imigrantes esta semana, aos quais será concedido um prazo de 20 dias para abandonarem voluntariamente o território nacional. Caso não o façam, seguir-se-á um processo de expulsão. Ao todo, 18 mil pessoas poderão ser deportadas nos próximos tempos, uma vez que esse é o número de processos já indeferidos pela Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes da AIMA.

Entre os motivos que levam ao indeferimento dos pedidos de residência estão a apresentação de documentação incompleta, a permanência irregular noutros países, e ainda a existência de antecedentes criminais no país de origem do requerente. Para além destes casos, os 171 mil imigrantes cujos processos foram automaticamente arquivados por falta de pagamento da taxa necessária à tramitação enfrentam agora uma situação de irregularidade sem possibilidade de legalização — pelo menos no processo iniciado.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mais-de-170-mil-imigrantes-em-risco-de-expulsao-por-falta-de-pagamento-de-taxas-de-legalizacao/

De O apartidário a 06.05.2025 às 20:28

Um agente da PSP foi alvo de uma tentativa de agressão da parte de um cidadão estrangeiro, esta terça-feira à tarde, no centro local de apoio à integração de imigrantes da AIMA, nos Anjos, em Lisboa.

https://sol.sapo.pt/2025/05/06/homem-tenta-esfaquear-agente-da-psp-nas-instalacoes-da-aima/

De O apartidário a 07.05.2025 às 11:11

Mais uma ponta do iceberg que é a imigração ilegal :

A Polícia Judiciária (PJ) informa, esta quarta-feira, que desmantelou um grupo criminoso organizado que se dedicaria à prática reiterada de crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

“(…) foram detidas 13 pessoas, sete homens e seis mulheres, entre os quais sete empresários, uma advogada e uma funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e realizadas 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias em Coimbra, Espinho, Carregal do Sal, Amadora, Odivelas, Loures e Lisboa”.
A “complexa investigação”, iniciada em 2023 e que ainda está “em curso”, resultou da identificação de um grupo que se dedicava à “legalização irregular e massiva de cidadãos estrangeiros em Portugal”, em troca de “obtendo proventos financeiros na ordem dos milhões de euros”. ( do sapo actualidade)

PJ explica modus operandi
Enquanto clientes, os imigrantes “que se mostravam disponíveis a pagar valores elevados para conseguir a legalização em território nacional, eram angariados pelo grupo através de complexos esquemas nos países de origem, com a promessa de fornecimento de um conjunto de serviços, tais como obtenção de contratos de trabalho, Número de Identificação Fiscal (NIF), Número de Identificação de Segurança Social (NISS), Número de Utente do SNS (Serviço Nacional de Saúde), tradução e certificação de registos criminais, abertura de contas bancárias, atestados de residência, entre outros”.
De acordo com a PJ, muitos dos imigrantes legalizados neste contexto, e “apesar de figurarem como estando a trabalhar e a residir em Portugal, encontram-se na verdade noutros países do espaço europeu”. ( do sapo actualidade)

https://sicnoticias.pt/pais/2025-05-07-operacao-gamberria-pj-desmantela-grupo-criminoso-dedicado-ao-auxilio-a-imigracao-ilegal-5df550e8

De O apartidário a 09.05.2025 às 15:06

Com a extinção inicial de 171 mil pedidos por falta de pagamento, apenas avançaram para atendimento e recolha de dados biométricos 275 mil manifestações de interesse, e, destas, 44,7% tiveram luz verde para a emissão de cartão de residência. Significa que, neste momento, estão por decidir 117 mil processos, “todos já atendidos e distribuídos aos instrutores ou instruídos para decisão final”, refere a mesma fonte.

Por outro lado, 23.500 viram recusado o seu pedido de autorização de residência, sendo que destes 4.500 já foram notificados para abandonar voluntariamente o país num prazo de 20 dias. O ministro da Presidência, na semana passada, avançou que o número de pedidos recusados e de início de retorno voluntário em fase final era de 18 mil, mas até ao fim da vigência da estrutura de missão (3 de junho) a expectativa é de que esse número aumente ainda mais.

https://eco.sapo.pt/2025/05/09/governo-ja-deu-autorizacao-de-residencia-a-123-mil-imigrantes/

De O apartidário a 06.05.2025 às 15:02

Como a UE se está a tornar numa "união soviética" 2.0 (20 minutos de video que não devem ser perdidos por nada deste mundo,no canal Rafael Scapella)

https://youtu.be/_j2S7W2vXLs?si=uD6V5-g9gaBFZ6yR

De O apartidário a 07.05.2025 às 14:28

André Ventura considera que Montenegro e Sánchez estão a esconder as causas do apagão aos cidadãos. Em entrevista, líder do Chega defende remigração, incluindo de imigrantes legais.

06 mai. 2025, 10:08 no Observador


https://observador.pt/especiais/luis-montenegro-esta-a-ocultar-as-causas-do-apagao/

De O apartidário a 07.05.2025 às 14:46

Então Portugal é que tem de se adaptar aos imigrantes!?

https://youtube.com/shorts/eTr2sz_SwF8?si=1r3vObO42WbIPKdo

De O apartidário a 09.05.2025 às 21:30

Mais de três décadas a importar estrangeiros em barda

https://gasolim.blogs.sapo.pt/mais-de-tres-decadas-2140692

De O apartidário a 07.05.2025 às 14:35

A votarmo-nos ao atraso de vida desde 1975
O problema da abstenção é que há pouca. Nomeadamente nestas várias gerações dos jovens mais bem preparados de sempre para serem, ou chicos-espertos, ou carneiros.

07 mai. 2025, 00:17 no

Com as eleições a chegar, já sentem aquele desconsolo de ir votar no partido menos péssimo? Já ruminam na angústia do vosso voto poder ditar a quarta bancarrota nos últimos 50 anos? Já partilham da frustração que é o gesto de introduzir o voto na urna provocar uma sensação tão semelhante ao da introdução do que for necessário introduzir para um exame à próstata?

Era aqui que vos diria “nada temam”. Só que não posso, pois estou a guardar todos os argumentos aldrabões para quando o PS voltar a precisar de arranjar um recôndito artista com provas dadas – ainda que todas elas bem negativas – no mundo do rap, para integrar a sua lista de candidatos por Lisboa.

Em alternativa, deixo-vos reflexões. Mas reflexões profundas, daquelas que permitem definir como proceder? Nada disso. Reflexões daquelas disformes, tipo Sala dos Espelhos da Feira Popular. A propósito, ocorreu-me o Livre. Lembrei-me daquele espelho em que uma pessoa magra se vê bem rechonchodinha. Que devia ser, digo eu, o único tipo de espelho disponível nas paragens de inspiração comunista das quais Rui Tavares é fã.

Mas porque merece o Livre esta menção especial, à parte dos outros partidos comunistas? Porque com Rui Tavares é que vai ser. Rui Tavares, sim, é o comunista que saberá preparar a gostosa receita soviética. PCP e Bloco de Esquerda, já se percebeu, por via geringonçal, não serem comunistas como deve ser. Já Rui Tavares é a última Coca-Cola do deserto. Que, num ápice, deixaria tudo à bulha pela última Coca-Cola do supermercado. Agora, se prefere cola de marca branca de grande superfície, é avançar para o Livre. E desfrutar dos quinze minutinhos até sermos todos escravos do Estado.

Há sempre a opção PS. Para quem tiver mais de 70 anos. E receber uma boa reforma. E acreditar mesmo que o PS de Pedro Nuno Santos seria incapaz de seguir as pisadas do PS de José Sócrates e não ter dinheiro para lhe pagar a boa reforma já em Junho. E não gostar dos seus filhos. E tiver ainda menos paciência para os seus netos. E achar que deve haver uma aposta forte nas forças armadas, que, há dias, soubemos que o PS tem um exército de bots para botar óptimas reviews ao partido nas redes sociais. Nesse caso, PS, PS, PS!

A não ser que seja daquelas pessoas que consideram fundamental existirem partidos comunistas no Parlamento, para que fique bem claro para todos o grotesco desta doutrina. E, nesse caso, talvez queira votar no PCP, ou no Bloco de Esquerda, se não votar já no Livre. Ou, partindo do mesmo princípio de deixar bem claro o grotesco de uma doutrina, talvez lhe interesse um qualquer partido fascista, ou até mais especificamente nazi, que entretanto apareça. É ficar atento.

Se, por outro lado, estiver armado em esquisito e não for muito dado a ideologias genocidas, pode sempre sonhar com um país em que, daqui a escassas semanas, a dupla PCP-BE não seja mais que mera recordação na nossa Assembleia. Deixem-me sonhar. Em todo o caso, seria parelha para deixar ainda mais saudades que a dupla Bonnie e Clyde.

No meio disto tudo, temos a chalupa desta campanha, Joana Amaral Dias. Estão certamente familiarizados com o significado do termo “chalupa”. Os últimos anos comprovaram que um chalupa é alguém que defende pontos de vista que, daqui a seis meses, todos os que lhe chamaram chalupa adoptarão, passando estes a tratar por chalupas aqueles que não os subscreverem.

Em qualquer o caso, há sempre a hipótese da abstenção. Só que a abstenção é um drama. É um drama ser tão baixa, nomeadamente junto dos votantes daqueles partidos em que devia ser gigantesca. “Mas que partidos são esses?” Não vão acreditar. São aqueles partidos que defendem ideias más, que dão maus resultados e que pioram a vida das pessoas. Parece fácil de perceber, não parece? Só que não é, para todas estas gerações de jovens que foram os mais bem preparados de sempre para serem, ou chicos-espertos, ou carneiros.

Tiago Dores no Observador

https://observador.pt/opiniao/a-votarmo-nos-ao-atraso-de-vida-desde-1975/

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2025

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031